terça-feira, 19 de novembro de 2013

Prédios estalinistas em Caliningrado





Na antiga Königsberg, hoje Caliningrado, existem numerosos prédios de marcada arquitetura estalinista. As fotos apresentam alguns exemplos destes prédios que pululam na paisagem russa. Por vezes, como na terceira foto, é possível observar um grande contraste entre o cinzentismo dos prédios estalinistas e as cores de outros edifícios restaurados ou refeitos num estilo mais próximo da Königsberg anterior à segunda grande guerra.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

O melhor chocolate quente do mundo é na Letónia

Quem quiser saborear o melhor chocolate quente do universo tem que ir à Letónia. É espesso e denso, com um sabor intenso a cacau, como se quer. O resto são imitações. O produto original é este, fotografado em Riga.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Arquitetura estalinista em Caliningrado: o monstro



Em Caliningrado, o enclave russo no Báltico, existe este magnífico exemplo de arquitetura estalinista, apelidado de "o monstro". A sua construção foi iniciada na década de 1960, sobre as ruínas do antigo castelo de Königsberg, arrasado no fim da segunda guerra mundial.

Encontra-se atualmente em perigo de ruir, dada a instabilidade das fundações, nunca tendo a sua construção sido completamente construída. Também conhecido como Дом советов (a casa dos sovietes), foi pintado de azul claro em 2005, aquando de uma visita de Vladimir Putin à região, ocultando a sua cor cinzenta original.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Bairro estalinista em Riga

Em Riga, capital da Letónia, país outrora integrado à força na URSS como república socialista soviética, existem ainda hoje exemplos de arquitetura estalinista, decorrente dos longos anos de comunismo e ocupação.

A foto mostra um bairro de Riga de arquitetura estalinista cinzenta, de linhas precisas, repetitivas e modulares, num dia de primavera.

Arquitetura estalinista em Vílnius



Em Vílnius, na Lituânia, país outrora integrado à força na URSS como república socialista soviética, existem ainda hoje exemplos de arquitetura estalinista, decorrente dos longos anos de comunismo e ocupação. As fotos mostram alguns exemplos dessa herança, em exemplares cinzentos e modulares, num dia de primavera.

Bairro estalinista em Gdynia, na Polónia



Na Polónia e noutros países da antiga cortina de ferro, há bairros parecidos com este de Gdynia. Apresentam traços estalinistas cinzentos, de aspeto pré-fabricado. Em algumas cidades, tentaram pintá-los com cores mais alegres, após a queda do muro. Noutras, foram ficando com as mesmas cores, marcando ainda hoje numerosas paisagens urbanas.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

O teutónico castelo de Marienburg, hoje Malbork

O castelo de Malbork
Situado na província da Pomerânia, na Polónia, o castelo de Malbork (em polaco), antigamente conhecido como castelo de Marienburg (em alemão), foi construído pelos cavaleiros teutónicos no fim do século XIII. Gigantesco e património da humanidade, funcionou como capital e quartel general da ordem durante cerca de dois séculos. É o maior edifício feito com tijolos da Europa. Ladeado pelo rio Nogat, merece múltiplas visitas. O turista pode circular ao ar livre e também por diversas exposições interiores, sobre temas tão variados como o âmbar, muito comum na Polónia e nos seus países costeiros vizinhos, e sobre vitrais.

domingo, 3 de novembro de 2013

Os hotéis estalinistas da Polónia

Na Polónia, existem hotéis com arquitetura estalinista, austeros, cinzentos, de traços repetitivos. Herança pesada do tempo do comunismo, oferecem um serviço simples, sem luxos, com pequeno-almoço em salas que se podem assemelhar a cantinas de escolas. São baratos e eficazes, na sua frugalidade. Este é um deles. É o hotel Krakowiak, em Cracóvia, no sul do país, num dia outonal de finais de setembro. Merecem uma visita, nem que seja para se descobrir uma classe totalmente distinta de hotel: o hotel estalinista.