sexta-feira, 30 de novembro de 2012
Os nomes ocidentais causam estranheza em Hong Kong
1)
Uma vez ao chegar a um hotel em Hong Kong foi necessário mostrar o passaporte. O funcionário olhou com um ar desconfiado para o mesmo e seguiu-se o seguinte estranho dialogo:
- Este é o seu nome ? - perguntou, apontando para o meu longo nome ocidental no passaporte. Os nomes chineses têm apenas 3 nomes monossílábicos, como por ex. Sun Yat-Sen.
- Sim, é o meu nome.
Após uma curta pausa:
- Tem a certeza que é o seu nome ?
- Sim.
2)
Em Hong Kong também há o estranho hábito de os habitantes terem um nome chinês e um nome ocidental. Neste mesmo hotel, horas mais tarde, o empregado disse que tinha um telegrama para a menina Alice Tseng. Alice Tseng ? Quem é ? Só mais tarde percebi que era a amiga do meu primo que eu conhecia por Tseng Li, com o nome modificado para ocidental.
Local:
Hong Kong
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Devo dizer que na Turquia também fizeram bastante confusão com o meu comprido nome português, ao chegar a um hotel :) E acabaram por postular que o meu sobrenome era apenas o primeiro dos meus sobrenomes. Ao tentar colocar na conta do quarto uma refeição no restaurante do hotel, o empregado perguntou-me o meu nome e tentei dizer-lhe o primeiro e o último. É claro que deu confusão e ele começou a dizer que não coincidiam :) Tive que lhe mostrar o passaporte para que verificasse que o nome que ele achava que não era meu afinal também era.
ResponderEliminarSemelhanças entre o extremo oriente e o médio oriente :)
ResponderEliminarSó o Bósforo separa estas duas ocorrências :)
ResponderEliminar